zeama.com.br

A região Amazônica é uma área tropical úmida que se estende por nove países, sendo a maior parte no Brasil, abrangendo os estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão, incluindo São Luís e o município de Alcântara, que abriga a base de lançamentos de foguetes e satélites do Brasil.

Reconhecida por possuir a maior biodiversidade do planeta, a Amazônia desempenha um papel fundamental no equilíbrio ecológico global, sendo lar da maior floresta tropical e do mais extenso sistema fluvial do mundo.

Embora sua contribuição atual para o PIB brasileiro em exportações seja de apenas 0,1%, a Amazônia possui um vasto potencial para expandir essa participação.

A realização da COP 30 na região, em 2025, destaca o interesse mundial pela Amazônia e reforça a necessidade de se estabelecer uma base legal sólida para o comércio internacional na região. Nesse sentido, a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) específica para a Amazônia — a ZEAMA — constituirá o grande motor da transição energética.

A Zona de Exportação da Amazônia (ZEAMA) será apresentada ao mundo como um modelo de desenvolvimento econômico comprometido com a inclusão social e o respeito ao meio ambiente. A COP da Amazônia, em Belém, estará estrategicamente próxima ao Complexo Portuário do Itaqui, em São Luís, que representa uma via ideal de acesso aos mares, e da Base Espacial de Alcântara, oferecendo a melhor janela para o espaço.