zeama.com.br

COP 30 e os potenciais econômicos da Zona de Exportação da Amazônia

A COP 30, programada para 2025 em Belém, no coração da Amazônia brasileira, será um marco histórico para a região e o Brasil. Como palco de discussões globais sobre mudanças climáticas, a Amazônia assume um papel de destaque não apenas como um dos biomas mais importantes do planeta, mas também como uma fonte estratégica de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a Zona de Exportação da Amazônia (ZEAMA) surge como um elemento essencial para unir preservação ambiental e crescimento econômico sustentável.

Relação com a COP 30

A COP 30 será uma oportunidade única para mostrar ao mundo o potencial da ZEAMA como modelo inovador e disruptivo de desenvolvimento sustentável. A conferência deve destacar o papel das zonas econômicas especiais, como a ZEAMA, na promoção de uma economia verde, com baixa emissão de carbono e foco na preservação ambiental, imprescindível para a captura das emissões e para manter o equilíbrio superavitário da equação: captura de carbono da atmosfera menos emissão.

Além disso, espera-se que o evento impulsione discussões sobre financiamento climático, essenciais para viabilizar projetos na região. A Zona de Exportação da Amazônia pode se beneficiar de investimentos internacionais em bioeconomia, manejo sustentável de florestas, energias renováveis e mercados de carbono, setores que estarão no centro das discussões globais.